terça-feira, 6 de novembro de 2007

"Balanços Fantasmas" intrigam cidade argentina

Balanços de uma pracinha de localidade na Argentina estão ganhando atenção nacional depois que moradores afirmaram que eles se movem sozinhos. Pais de crianças que costumavam brincar no local de Firmat acreditam que os brinquedos sejam assombrados. Um grupo de investigadores da Universidade Tecnológica da cidade de Rosario foi até o local para estudar o caso, segundo o site Montevideo comm.

Vídeos mostrando a movimentação dos objetos se disseminaram em sites. Os especialistas acreditam, com base nos testes realizados, ser remota a possibilidade de que o movimento dos balanços seja causado por alterações na estrutura geológica. Os estudiosos não descartam também a hipótese de que os balanços se movimentem em função de campos magnéticos imperceptíveis às pessoas.

O chefe da equipe de investigações considera que primeiro deve conhecer os efeitos para, em seguida, apurar as causas do fenômeno. Porém, no período em que o grupo esteve na praça Manuel Belgrano os balanços não se movimentaram, o que tornou impossível realizar os estudos, Segundo o Diario Firmant, há cerca de dez dias os balanços não se movem sozinhos.

A candidata à presidência argentina Vilma Ripoll (MST-Nova Esquerda), em campanha na sua cidade natal, visitou a praça onde ficam os brinquedos.

Terra

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Existe um Deus (There is a God)

Mais um ateu que muda de lado, e diz porquê!

Antony Flew, o ateu mais famoso do século 20, se convenceu da existência de Deus por meio do design inteligente. Numa entrevista publicada em 30 de outubro, ele justifica essa mudança de lado: "Dois fatores em particular foram decisivos. Um deles foi minha crescente empatia pelo insight de Einstein e de outros cientistas notáveis para os quais deve haver uma Inteligência por trás da complexidade integrada do universo físico. A segunda foi meu próprio insight de que a complexidade integrada da vida - que é muito mais complexa do que o universo físico - somente pode ser explicada em termos de uma Fonte inteligente... Essa foi a evidência que me conduziu a essa conclusão."

Vulcão na Indonésia está a ponto de entrar em erupção


O vulcão Kelud, no leste da ilha de Java (Indonésia), está a ponto de entrar em erupção, após registrar neste sábado um forte tremor vulcânico que durou mais de duas horas e ainda continua.

"O mais provável é que nas próximas horas o vulcão comece a expulsar lava", disse Agus Budianto, responsável do Centro de Vulcanologia e Gestão de Riscos Geológicos de Bandung, que faz o acompanhamento do Kelud.

Segundo o especialista, "a temperatura a quinze metros de profundidade do lago da cratera subiu para 48 graus Celsius, o nível mais alto".

Essa temperatura é muito superior aos 39 graus Celsius que atingiu durante a última explosão do vulcão, em 1990.

Este e outros indicadores podem ser um indício que desta vez a erupção do Kelud poderia ser mais forte, segundo Budianto, que disse que os rios de lava poderiam chegar a cobrir um raio de até dez quilômetros da cratera.

O vulcão estava em estado de alerta máximo há duas semanas, o que provocou a retirada de milhares de pessoas.

Os serviços sismológicos registraram na noite de sexta-feira (2) centenas de terremotos vulcânicos no interior do vulcão. Pak Surono, diretor do centro de Vulcanologia e Gestão de Riscos Geológicos de Bandung, disse ontem à noite que "os terremotos são tantos que os técnicos perderam a conta".

Segundo o jornal "The Jakarta Post", só na tarde da sexta-feira foram mais de seiscentos tremores.

Sugeng Haryadi, chefe dos serviços de emergência de Blitar, disse que 80% dos moradores na zona de maior perigo foram afastados.

As autoridades, que desde que o dia 16 de outubro enfrentam dificuldades para convencer a população a abandonar seus lares, viu que finalmente os moradores estão dispostos a procurar os refúgios. Eles agora observam sinais de iminência da erupção.

"O ar ficou muito úmido, os insetos pararam de emitir seus ruídos, os pássaros voam muito perto da terra e os moradores afirmam ter ouvido uma voz sobrenatural vindo do Kelud, avisando que a lava virá em breve", explicou.

O Kelud, uma montanha de 1.713 metros de altura, é considerado um dos dez vulcões mais perigosos do mundo. Sua última erupção, em 1990, deixou 34 mortos. Em 1919, aconteceu uma erupção mais grave, com a morte de cerca de 5 mil pessoas.