sexta-feira, 30 de março de 2007

Os anjos na Bíblia

As referências aos Anjos, na Bíblia, surgem cento e oito vezes no Velho Testamento e cento e setenta e cinco, no Novo, sendo que dessas, um total de setenta e duas aparecem no Apocalipse. O fato mais importante a ressaltar, no entanto, é que no Novo Testamento, além de citações pelo próprio Jesus Cristo, os anjos aparecem servindo-o, como após sua tentação pelo diabo, na passagem do deserto, conforme Mateus 4:11. Além dessa passagem, outra intervenção direta é na ressurreição de Jesus, com a da pedra que fechava o sepulcro, quando um anjo desceu do céu, removendo-a, conforme revelado em Mateus 28:2. Os outros evangelistas citam igualmente a participação dos Anjos, durante o ministério de Cristo, como Lucas 1:11, Marcos 1:13 e João 1:51, além de surgirem também nas Cartas dos Apóstolos e nas revelações do Apocalipse, onde são mencionados já no início do texto.
Durante os séculos, estudiosos se debruçaram sobre as Sagradas Escrituras, buscando estabelecer a correta relação dos Anjos com Deus e seu papel em relação à Humanidade, como Eusébio de Cesaréia, Atanásio, Basílio Magno, Ambrósio de Milão, Jerônimo, João Crisóstomo, Cirilo de Jerusalém, Cirilo de Alexandria, Agostinho e Dionísio. Este, inclusive, que realizou seus estudos por volta do início do século VI, foi quem estabeleceu a divisão dos Anjos em três classes, ou ordens, subdivididas, por sua vez, em outros três níveis. Essa divisão é aceita até hoje e se caracteriza por determinar a posição de cada Anjo em relação a Deus e aos homens. A primeira Ordem, por exemplo, estaria mais próxima de Deus e mais distante dos homens. A segunda, seria uma intermediária dessa três ordens, já que a terceira estaria mais próxima dos homens e mais afastada de Deus, mas não menos qualificados para intermediar as relações entre esses dois planos, o de Deus e o do homem.Segundo Dionísio, esta é a hierarquia dos Anjos até hoje aceita:
Serafins
Querubins
Tronos
Dominações
Virtudes
Potências
Principalidades
Arcanjos
Anjos da Guarda

Anjos

10 comentários:

Anônimo disse...

Estou curtindo bastante o seu site, adorei, esta muito lindo, esta de parabens. Voce eh um Anjo muito Iluminado. Que a bencao dos Anjos esteja com voce, muita Paz e muita Luz.

Eduardo Fernandes disse...

Muito Obrigado pelos elogios, fico muito feliz que esteja gostando do meu trabalho!

trayler disse...

O apóstolo João, apesar de toda a sua vivência evangélica, do seu conhecimento pelo
contato que teve com o próprio Jesus, chamado até de discípulo do amor, mesmo
assim João tinha algumas dificuldades, quando ele escreveu o Apocalipse, a respeito de
como lidar com os anjos. Por ele ter dúvidas é que, quando o anjo chegou, a primeira
atitude deste homem de autoridade espiritual, deste homem que tinha dedicado toda a
sua vida à causa da palavra de Deus, foi uma atitude incorreta. Ao ver o anjo, ele
ficou extasiado, ajoelhou-se para adorá-lo. Por essa atitude, nós percebemos que João
não conhecia nada a respeito do ministério dos anjos. A atitude do anjo foi: ”Vê, não
faças isso”. Quer dizer que, biblicamente, João não conhecia sua posição espiritual. Ele
não sabia nem quem ele era, nem quem era o anjo que estava diante dele. O anjo
repreendeu a João dizendo: não me adores a mim, “adora a Deus”. O anjo expressou
sua posição de anjo perante o servo João, dizendo: Levanta-te, tu tens que adorar a
Deus. Aí está uma informação importante, que os anjos não são para serem adorados.
O único que é digno de adoração e louvor, é o Senhor Jesus Cristo

trayler disse...

POR QUE OS ANJOS FORAM CRIADOS?
Não foram criados porque Deus não tinha o que fazer. Ocupam um lugar especial no seu
propósito. Vejamos algumas das ações dos anjos, que mostram para que foram eles criados:
- Os anjos foram criados para darem glória , honra e ações de graça a Deus. Vejamos o
Salmo 148.1-2.
- Os anjos foram criados para adorarem a Cristo: Hebreus 1.6. Eles cuidaram de Jesus:
Mateus 4.11 e Lucas 22.43-44.
– Os anjos cumprem os propósitos divinos. Eles protegem o povo de Deus (Dn 12.1), lutam
contra Satanás (Jd 9 e Ap 12.7). Anunciaram desígnios de Deus: Lucas 1.11-17, 1.26-38.
– Eles levam os salvos à presença de Deus: Lucas 16.22.
– Eles virão com Jesus, para efetuar juízo: 2Tessalonicenses 4.16 e Judas 14-15.

trayler disse...

saiba que foi deus que criou estes seres tão maravilhosos; os criou para adoralo,para glorificalo...

deus envia seus anjos para guardar e proteger aqueles que o amam;

jesus disse:aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu pai,e eu o amarei,e me manifestarei a ele.
joão 14.v21

Eduardo Fernandes disse...

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco, amigo trailer.
É sempre importante termos pontos de vista diferentes para podermos compreender melhor a perfeição da criação.

ADRIANA CAVALCANTI disse...

os anjos fora criados antes do homem?
nós eramos anjos e perdemos as asas?
existem anjos e anjas??
só os anjos maus andam sobre a terra?
deus ama mais os anjos ou a nos?
anjo pode fazer milagre?
os santos viraram anjos?
um dia eu posso vira anjo?
o numero de anjos é o mesmo desde o principio do mundo?
por que deus não destroi os anjos maus?
se deus sabia que ele era mau por que deixou ele viver?
os anjos do apocalipse são bons ou maus?
desculpe tantas perguntas mais um dia fui a uma igreja, e fiz algumas dessas perguntas em um estudo, eo cara depois me chamou e pediu pra eu não frequentar as aulas dele ,pois eu estava tumultuando... depois disso nunca mais perguntei a ninguem

ADRIANA CAVALCANTI disse...

é uma oportunidade pois na epoca eu era adolecente e ele deve ter achado que eu estava brincando pra atrapalhar,mais não era não, são duvidas mesmo.olha eduardo se vc se chatiar comigo nem precisa responder. tá?um grande beijo!

Biel disse...

amigo trailer esta coberto de razão. POr mais curioso que seja o assunto, o amigo tem razão quando diz que os anjos foram criados pra glória de Deus. Concordo plenamente com ele. Uma prova disso é que foram criados antes mesmo de nós. Por que seriam criados antes de nós se foram feitos pra nós? Logo, eles são pra glória do Senhor e creio eu que assim como Deus eles sempre existiram para a glória do Senhor.

Anônimo disse...

muito bom esse blog recomendo a todos me tirou varias duvidas e varias curiosidades