segunda-feira, 29 de abril de 2013

O tempo é um tesouro

Uma das únicas coisas sobre as quais, como seres humanos, não temos controle, é a passagem do tempo. O tempo passa igualmente para todas as pessoas, estejam elas conscientes desse fato ou não, então, é recomendável que cada um tenha consciência desse fato.
O tempo passa, então, esteja atento para como está utilizando o tempo que lhe é dado. Pois o tempo é um tesouro, e um dia pode ser cobrado o que cada um tem feito com o que recebeu.

Existem, essencialmente, 3 modos com os quais utilizamos nosso tempo:

  • Aproveitamento positivo do tempo.
  • Aproveitamento nulo do tempo.
  • Aproveitamento negativo do tempo.
Aproveitamento positivo é utilizar seu tempo para qualquer coisa que vá trazer benefícios verdadeiros, para si mesmo ou para a sociedade. Como estudar, para seu desenvolvimento, ou ser produtivo, seja trabalhando ou desenvolvendo tarefas para o bem da sociedade.

Aproveitamento nulo é desperdiçar seu tempo. Com vícios, ócio, tarefas que não trazem benefícios para si mesmo ou para a sociedade. Jogos solitários, excessos de cuidados com coisas passageiras (como o corpo), vaidades. Tudo que não trás benefício verdadeiro algum.

Aproveitamento negativo que é, utilizar seu tempo para ser destrutivo, ou causar o mal para si mesmo e para a sociedade. Como, planejar ações negativas, furtos, roubos, assassinatos. Enganar, mentir, causar prejuízos. Tudo que, além de causar mal aos outros, verdadeiramente só faz mal para si mesmo também.

Então, como seres intelectualmente desenvolvidos. Pensem cuidadosamente, e escolham com cuidado o que desejam fazer com o tesouro que tem nas mãos. O tempo que lhes é dado.

Nenhum comentário: