segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os animais possuem alma?

É um engano bastante comum pensarem que apenas os seres humanos possuem uma alma.
Por termos sido feitos à imagem e semelhança dos deuses, muitos acreditam que é uma exclusividade da nossa espécie possuir consciência, sentimentos, caráter, enfim, todas as características que nos fazem indivíduos únicos.

A verdade é que, todos os seres vivos possuem alma. Cada planta, cada animal, sem exceção. Sem alma, a vida não é possível e não teria objetivo.

Ao invés de se ater apenas à teoria, comprove isso por você mesmo. Olhe nos olhos de um animal, preferencialmente um animal de uma classe mais evoluída como cães, primatas ou cetáceos. Seja sincero com você mesmo. Ignorando a falta de comunicação através da fala, qual a diferença entre este animal e um ser humano?

Para entender o que estou dizendo, faça a mesma experiência com um bebê, ou seja, um ser humano que ainda não desenvolveu a capacidade de se comunicar através da fala. Faça estas experiências e vai compreender o que estou dizendo.

Nos habituamos tanto a nos comunicar através da fala e da escrita, que muitas vezes ignoramos todas as outras formas de comunicação. Porém, a comunicação através do olhar é universal, inclusive pessoas com alta sensibilidade muitas vezes sequer precisar de contato visual para se comunicar.

Cada um de nós, seres humanos, já percorremos um longo caminho evolutivo até termos a capacidade de nascermos como seres humanos. Você por se orgulhar disso.

Leia também...

Qual a verdadeira religião?
Onde está sua fé?
Como evoluímos se não nos lembramos de nossas vidas passadas?

Nenhum comentário: