quinta-feira, 21 de junho de 2007

Exorcismo: a realidade mais perto do que você imagina

A luta do bem contra o mal é um assunto que sempre esteve presente na vida do Homem. E a expulsão do mal, representado pelo demônio, tem causado muita discussão do ponto de vista religioso. Só a palavra exorcismo já denota um ar sobrenatural, de terror. Na prática, o exorcismo é o ato de expulsar, ou repelir os demônios ou espíritos malignos que estejam em pessoas, lugares ou coisas.
Várias filmes baseados em histórias reais aguçam a imaginação popular quanto ao desconhecido. Um deles é “O exorcismo de Emily Rose”, que relata a história de uma menina americana que teve seu exorcismo gravado. O principal questionamento é se havia a possessão por forças demoníacas, ou se a menina estaria doente e abandonou o tratamento médico que poderia salvá-la.
Apesar dos avanços da ciência para os 'males espirituais', o exorcismo acontece ainda hoje. Um dos conhecedores do assunto é o padre xaveriano Giovanni Mezzadri, responsável pela Paróquia Santana, de Laranjeiras do Sul. Há 25 anos, ele começou a atuar na expulsão de demônios. Apesar de não ser o exorcista oficial da Diocese de Guarapuava, ele já resolveu quatro casos em um ano e meio, nas cidades vizinhas. “Acredito porque vi. Em alguns casos mais graves e difíceis, pedi a permissão do Bispo e outras vezes solicitei ajuda a dois padres exorcistas, de Prudentópolis”, relata.
De acordo com Mezzadri, existem sinais que o sacerdote com um pouco de experiência consegue detectar para distinguir quando o caso é possessão ou problema de saúde. O sintoma mais significativo é a aversão ao sagrado: Bíblia, terços, medalhas, água benta, velas, relíquias bentas de santos e sobretudo a missa e a Eucaristia são rejeitados. Para ele, também é possível identificar a possessão através da demonstração de força descomunal, arrotos, ataques de sono e vômito de objetos estranhos como cabelos, pregos e pedaços de vidros. “Como o exorcismo não serve quando a pessoa é doente, também a medicina não resolve quando a pessoa está possuída pelo demônio”, defende o padre.

Ocultismo
As manifestações frequentes e ação extraordinária da possessão, conforme o padre, acontecem para que os homens percebam que o demônio existe. Na sua opinião, os cristãos devem fugir das práticas de ocultismo, magia, superstições, “brincadeiras do copo” e feitiçaria, que movimentam bilhões de reais, diminuindo a fé. “Este tipo de atitude é a porta de entrada para o demônio”, prega. O assunto, segundo ele, deve ser tratado com o máximo de discrição para evitar a mídia para Satanás.

Culto
O pastor da igreja Assembléia de Deus, Dario de Oliveira França afirma que o poder da expulsão do demônio não é específico para uma ou duas pessoas, mas para todos os que crêem no nome de Jesus. A Assembléia de Deus não tem a prática de fazer exorcismo, mas de pregar o Evangelho, e junto com a pregação, a libertação. “Oramos pelas pessoas. Se existe demônio e se ele se manifestar, será expulso em nome de Jesus”. Na sua avaliação, os cultos realizados especificamente para a expulsão do demônio fogem às regras bíblicas. “Não nos reunimos para expulsar demônios, mas para cultuar a Deus. Somente Ele merece ser cultuado”.

Ciência
A ciência não acata a teoria espiritual que envolve a possessão e o exorcismo. Na psicologia e psiquiatria seriam transtornos mentais graves as manifestações em que a pessoa apresenta agressividade, alteração da voz e amnésia temporária. “Estas situações são geradas por crises baseadas em transtornos mentais como esquizofrenia e psicoses”, avalia o psicólogo Fernando Barcellos.
Segundo ele, a doença não não surge de um momento para outro, mas desde a infância. “A família deve procurar atendimento médico”, recomenda. “A pessoa em uma crise desta, precisa de avaliação psiquiátrica e uso de medicamentos para que seja acalmada e possa voltar à realidade. Na maioria das vezes é necessária a internação”. Entender o motivo da crise, também é uma questão recomendada à família, já que não existe um tempo determinado para o tratamento.
Do ponto de vista da psiquiatria, as crises agressivas onde a força da pessoa se 'duplica', na verdade seriam uma concentração da energia. “Ela não fica mais forte, mas utiliza toda sua força muscular. Às vezes precisa contenção e o auxílio da Polícia Militar e uso de camisa de força”. Conforme Barcellos, este tipo de situação é comum.

PS.
Só quem já passou por isso ou conhece alguém que tenha tido um 'problema' desses é que sabe o quanto esses tratamentos psicológicos e psiquiátricos são ineficazes e ineficientes.
É como o padre disse, "Assim como a religião não cura doenças, a ciência não pode curar o espírito."

Fonte

12 comentários:

Anônimo disse...

tenho 15 anos e moro no rio de janeiro...

eu sou possuida frequentemente pelo demonio.antes acontecia sem eu perceber,eu xingava,batia nas pessoas e fazia coisas que nao era coisa do meu tipo fazer.mais depois que fui a igreja,ele vem frequentemente.nao sei se é um caso para exorcismo,mais tenho muito medo.ele é teimoso ja fui em 2 igrejas e ele nao sai, eles clama em nome de jesus! mais nao adianta,o pastor da ultima igreja que fui disse que era um teatro para eu me amostrar (certamente odiei isso),pq qualquer pessoa que tenha poder para tirar um demonio do corpo de alguem,quando essa pessoa ordena a ele sair ele sai...mais o meu é diferente,ele parece nao ter medo! ainda sofro com isso pq agora ele esta envolvendo outras pessoas, como meus amigos e o garoto que amo! ele disse que eu vou destruir esse garoto que amo! ate me afastei... os 4 decidimos ir a igreja,ate fomos 1 vez, mais na segunda vez o garoto que gosto e eu nao coseguimos ir!

quero que alguem com experiencia nesse tipo de coisa me ajude,nao quero perder esse garoto nem meus amigos.

Anônimo disse...

defato o demônio existe mas antes de darmos nome a ele temos de ver que demônio e uma palavra de origem grega que significa espirito tanto para designar um espirito celestial que pertence a Deus como para designar um espirito maligno e o nome comum diabo nome o qual encontramos varios sinônimos este nome diabo não que significar nada a mas que criador de confusão e de fato ele é.e seu nome pessoal é lúcifer.

Anônimo disse...

mas não nos enteressa saber o nome deste ser que lhe incomoda ele perturba você , toda a humanidade e toda a CRISTANDADE na terra mas ele não pode tentar mais doque é permitido a ele e não pagará por nenhum ato a mais de maldade que ele cometa pois este já esta condenado. devemos nós nos arrependermos de toda forma de mal que provenha de nós seja por palavras,pensamentos ou açôes.

Anônimo disse...

pois o mair teatro do diabo é fazer com que o homem não se arrependa se passarmos a por a culpa nele nunca nos arrependeremos de nossos pecados e seremos condenados junto com ele.
isto aconteceu com Adão e Eva um ficou jogando a culpa para o outro até chegar a Deus Pai o Criador pois Adão disse a Deus a mulher que Tu me deste me deu do fruto e eu comi.

Anônimo disse...

Lembre-se de Cristo no Calvário quando falou está consumado ele quis dizer que a morte o diabo e o
pecado foram destruidos. Isto é não tem poder algum sobre os filhos de Deus. isto ele fez para que nós fossemos libertos. lembre-se que não Havera falta de pecados para toda humanidade pois somos 100% pecadores e indignos de todas as bençãos que Deus nos dá e graças a Ele somos 100% justificados.

Anônimo disse...

por isso quando tentada por tua carne, pelos cuidados do mundo ou pelo diabo corra para os braços de Cristo que antes que tu chegue a Ele Ele estará ao teu lado para conforta-la e perdoa-la Ele É O VERDADEIRO AMIGO ,O BOM PASTOR QUE QUER CONDUZIRMOS AO CÉU QUE O SANTO ESPÍRITO HABITE RICAMENTE EM TI PARA A VIDA ETERNA AMÉM !

Anônimo disse...

QUE DEUS PAI TE ABENÇOE E TE GUARDE QUE ELE TENHA MISERICORDIA DE TI QUE ELE LEVATE SOBRE TI O TEU ROSTO E TE DE A PAZ AMÉM.

Anônimo disse...

eu posso ajudala sou um servo dele e te juro que nao esta possuida por lucifer mas sim por um espirito obssessor se quizer me add novodeus@hotmail.com

Anônimo disse...

pq existem essas coisas k n nos deixam em paz p sempre!!

Anônimo disse...

n existe coisasa ,mas ruim no mundo do ke ser pertubda por demo..

Anônimo disse...

n existe coisasa ,mas ruim no mundo do ke ser pertubda por demo..

mascara disse...

gente quero recomendar um livro.

ele veio para libertar os cativos
(Rebecca Brown)
vcs vão gostar mt. pois esse livro abordar a vida de uma satanista q foi salva por deus# mt bom leiam#