segunda-feira, 2 de julho de 2007

Misteriosas Nuvens Brilhantes Registradas no Pólo Norte

Um novo satélite da NASA gravou as primeiras imagens detalhadas desde o espaço de um misterioso tipo de nuvens chamadas “night-shining” (brilho da noite) ou “noctilucente”.

As nuvens estão movimentando-se, brilhando e afastando-se lentamente para fora das regiões polares e os pesquisadores não sabem a razão.

“É evidente que estas nuvens estão mudando, um sinal que parte de nossa atmosfera está mudando e nós não entendemos como, porque ou como”, disse o cientistas atmosférico James Russell da Universidade de Hamptin (EUA). “Estas observações sugerem uma conexão com uma mudança global na baixa atmosfera e pode representar um alerta prévio de o ambiente da nossa Terra está mudando.”

As nuvens foram primeiramente avistadas em 25 de maio por satélites e em 6 de junho diretamente por humanos no norte da Europa.

As nuvens formam 80 km sobre a superfície terrestre em uma camada superior da atmosfera chamada mesosfera. Os tufos de vapor de água e cristais aparecem durante o verão sobre os Pólos Norte e Sul.

O satélite AIM irá registrar duas temporadas completas das nuvens e ambas regiões, documentando efetivamente um ciclo de vida complete das nuvens brilhantes pela primeira vez. Os pesquisadores esperam descobrir como as nuvens noctilucentes se formam e como elas poderiam estar relacionadas à mudança global do clima.

Fonte

2 comentários:

Anônimo disse...

Essas nuvens aparecem logo após algum lançamento espacial, são causadas pelo escape dos gases queimados pelos foguetes na alta atmosfera, numa altitude acima dos 100 km; onde não há formação de nuvens naturais.
É o homem poluindo até o espaço.

Eduardo Fernandes disse...

Interessante teoria. Poderia nos passar as suas fontes, pois precisamos analizar para podermos ter certeza do que se trata.

Valeu.