sexta-feira, 27 de julho de 2007

O Gato Anjo


Oscar parece ter uma habilidade inata para prever qual paciente em um asilo na cidade de Providence (EUA) vai morrer, ao se aconchegar próximos deles durante suas horas finais. Sua precisão foi observada em 25 casos e levou a equipe a chamar membros da família assim que ele escolhe alguém. Normalmente significa que pessoa tem menos do que quatro horas.

“Ele não comete muitos erros. Ele parece entender quando os pacientes estão para morrer”, disse Dr. David Dosa em uma entrevista. Ele descreve o fenômeno em um artigo para o New England Journal of Medicine.

“Muitos membros familiares se consolam com isso. Eles estimam a companhia que o gato dá ao seu parente que está morrendo”, disse Dosa, geriatra e professor assistente na Universidade de Brown .

O gato de dois anos foi adotado quando filhote e cresceu no terceiro andar a unidade de demência no asilo Steere House Nursing and Rehabilitation Center. O local trata pessoas com Alzheimer, Parkinson e outras doenças.

Depois de seis meses a equipe notou que Oscar criava suas próprias rondas, assim como médicos e enfermeiros. Ele cheira e observa os pacientes, então senta ao lado de pessoas que morrerão em algumas horas.

Dosa diz que Oscar parece levar seu trabalho a sério e é geralmente reservado. “Esse gato não é amigável com as pessoas”, ele disse.

Oscar é melhor ao prever a morte do que as pessoas que trabalham lá, disse a Dra. Joan Teno da Universidade de Brown, que trata pacientes no asilo e é especialista em tratar pacientes em estado terminal.

Ela estava convencida do talento de Oscar quando ele fez sua 13ª previsão correta. Enquanto observada um paciente, Teno disse ter percebido que a mulher não estava comendo, respirava com dificuldade e suas pernas estavam azuladas, sinais que comumente indicam que a morte está próxima.

Mas Oscar não queria ficar no quarto, portanto Teno achou que o gato não “funcionava” mais. Porém ocorreu que a previsão da médica estava dez horas adiantada. Em tempo, durante as horas finais do paciente, as enfermeiras disseram para ela que Oscar juntou-se à mulher ficando ao seu lado.

Os médicos disseram que a maioria das pessoas que recebem a visita do doce gato cinza e branco estão tão doentes que possivelmente não sabem que ele está ali, portanto não ficam conscientes dos seus destinos. A maioria das famílias fica agradecida pelo aviso, porém uma pessoa quis que Oscar saísse do recinto enquanto o familiar morria. Quando Oscar foi retirado ele andou e miou descontente.

Ninguém está certo se o comportamento de Oscar é cientificamente significante ou aponta para alguma causa. Teno imagina se o gato não notaria aromas específicos no ar ou algo no comportamento dos enfermeiros que o criaram.

Nicholas Dodma, que dirige uma clínica de comportamento animal na Tufts University Cummings School of Veterinary Medicine e leu o artigo de Dosa disse que a única maneira de saber seria documentar cuidadosamente como Oscar divide seu tempo entre os vivos e os moribundos.

Se Oscar é realmente um ceifador peludo pode ser que seu comportamento seja guiado por prazeres egoístas como um cobertor aquecido que é colocado na pessoa moribunda, disse Dodman.

A equipe do asilo não está preocupada em explicar o comportamento do gato enquanto ele continuar dando às famílias uma chance melhor de dar adeus aos seus parentes.

Oscar recentemente recebeu uma placa na parece do local homenageando-o por sua “compaixão e cuidados hospitaleiros”.

Fonte: TecnoCientista

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite

Adorei a história deste gato, já tinha lido em outra página mas sem tantos detalhes.
Adoro gatos. Meu animal favorito. :)

Grande abraço

André Neves

Anônimo disse...

Animais são como crianças...puros com relação aos sentimentos, ao seu coração. Não existe maldade em sua alma. Agem por instinto na maioria das vezes.
E como as crianças, acredito q os animais tem uma ligação com o mundo espiritual, por serem puros.
Mas crianças, assim q vão crescendo, vão perdendo essa ligação, pois a maldade q existe no mundo, vai tomando conta se seus corações.

Esse animal é abençoado, como todos os outros !!

Anônimo disse...

Engraçado...
Eu nunca reparei muito nos gatos. Sempre achei eles livres demais, independentes demais, como se não precisassem de mim. Eu amo os animais, portanto, amo gatos. Mas agora, tenho pensado mais neles. Os gatos são muito intuitivos, né? Os cachorros são mais indefesos, eu vejo dessa forma. Acho q por isso sempre me dediquei a eles. Nem tanto por identificação, mas por necessidade de ajudá-los.
De qualquer forma adorei o "Gato Anjo"! Muito interessante!

Beijos

Eduardo Fernandes disse...

Realmente, gatos são animais muito intrigantes...