segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O mesmo lhes sucede a ambos

Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi que o mesmo lhes sucede a ambos. Eclesiastes 2:14

Claro que a sabedoria é preferível à loucura, mas, não se vangloriem demais de tudo que aprenderem, pois, no final, tanto o sábio quanto o tolo terão o mesmo fim.

Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade.
Eclesiastes 2:15
O sábio não debocha da ignorância dos que sabem menos, ao contrário, o homem sábio busca sempre esclarecer as mentes menos grandiosas, pois, ele sabe que a sabedoria não o coloca acima dos outros.

Não estou dizendo que devemos ser ignorantes, pelo contrário, todo conhecimento nos ajuda a evoluir, mas, a busca excessiva por conhecimento alimenta o orgulho e a arrogância no coração dos homens. E uma coisa que deveria fazer o bem, acaba por distancia-lo dos demais.

O sábio busca pela sabedoria, mas não se vira contra aqueles que ainda dormem nas trevas.
A verdadeira sabedoria ilumina a vida, clareia os caminhos.

O homem sábio não devolve as ofensas, pois sabe que agressão só gera mais agressão. Ao contrário, o homem sábio e humilde, desarma os ignorantes, e faz com que estes enxerguem o quanto erraram. Trazendo assim um pouco mais de luz para estes.

Sejamos sábios, mas também humildes. Não busque sabedoria por orgulho ou vai acabar envenenado por ele.

Fique em paz.

Nenhum comentário: