sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ciência e religião andam de mãos dadas nos EUA

A Universidade de Rice, no Texas (Estados Unidos), divulgou no último domingo (16) um estudo que mostra que a ciência e a religião andam juntas no país.
Para chegar a essa conclusão foram consultados 10 mil americanos entre religiosos e não religiosos e apenas 27% deles não concordam com essa afirmação, dando mais crédito para a religião do que para a ciência.
A socióloga Elaine Howard Ecklund apresentou os resultados dessa pesquisa no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS – sigla em inglês) que aconteceu em Chicago, destacando alguns pontos interessantes.

Entre eles o fato de 38% dos entrevistados sentirem que a ciência e a religião podem trabalhar juntas. Entre os evangélicos esse número sobe para 50%.
A pesquisa constatou que 18% dos cientistas que participaram do estudo assistem a cultos religiosos semanalmente, enquanto que a população geral tem margem de 20% de fiéis assíduos.
A diferença entre cientistas e a população em geral também é pouca quando foram questionados sobre ser muito religioso. Entre os cientistas, 15% se consideram muito religiosos, entre a população 19%.
Outro dado importante foi que 36% dos cientistas afirmaram não ter dúvidas sobre a existência de Deus.
Ecklund apresentou a pesquisa e mostrou que com esses dados fica provado que a ciência não deve ser usada para combater a religião.
“Esta é uma mensagem esperançosa para os desenvolvedores de políticas e educadores porque os dois grupos não têm que abordar a religião com uma atitude de combate. Em vez disso, deveriam abordar o tema tendo a colaboração em mente”, disse ela. Fonte

G1

Nenhum comentário: